quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E A ARTE VISUAL NA ESCOLA

VERA MELIM


A Arte Visual e seus significados técnicos, conceituais e especialmente os significados com o contexto tempo/espaço no qual foi produzida, só pode ser mediada na escola, de forma séria e responsável, pelo professor que passa por todo o processo de apropriação desses conhecimentos. Incluindo, especialmente as experiências de produção em um fazer artístico comprometido. Comprometido com a teoria apreendida. Vivenciado intensamente! Relacionando o conhecimento teórico com esforço consciente da produção poético/prática. Produção essa, que exige a associação do conhecimento teórico refletido em todo o processo: desde a escolha do tema/conceito que quer expressar, até a escolha dos materiais; no pensar sobre espaço/tempo expositivo; e também no solucionar problemas técnicos da instalação, para que não interfiram no significado que quer expressar e nem na experiência estética do observador.
Para compreender a arte em sua profundidade - não em sua totalidade porque isso é ilusão -, o futuro, ou futura professora de arte visual, precisa incorporar a paixão pelo conhecimento, pela produção de arte e entregar-se aos processos com o entusiasmo que a mesma paixão infunde.
A qualidade do ensino de arte na escola, portanto, está na formação do professor. No conhecimento adquirido; nas experiências realizadas; nas resoluções formais e estéticas; na compreensão do que a arte significa para cultura histórica humana; para o desenvolvimento do potencial criativo de cada indivíduo e afinal, para a transformação evolutiva da sociedade.
Não basta fazer por fazer. É preciso incorporar a arte completamente para então mediar significativamente.

Nenhum comentário: